Localização: Lisboa
Descrição Geral da Função
Definirá e implementará a estratégia de dados, políticas e normas, assegurando a gestão eficaz dos dados. Promoverá a identificação de funções e responsabilidades, otimizará processos e workflows, e garantirá a qualidade e coerência dos dados.
Principais Responsabilidades
Definição de estratégia de dados e sua governação.
Definição de políticas e normas comuns e coerentes de gestão e exploração de dados relacionados com a gestão de dados a fim de garantir a estratégia de dados.
Promoção da identificação das diferentes funções de gestão de dados dentro da organização e atribuição das responsabilidades necessárias.
Promoção, direta ou indireta e nos âmbitos informacionais relevantes, da implementação das definições da arquitetura de dados tendo em conta o fluxo, armazenamento, uso e organização dos dados, classificação dos dados, e proteção dos dados.
Capacidade e promoção e análise end-to-end, reformulação e otimização do desenho e arquitetura de dados de processos e/ou workflows e apoio na implementação das alterações com o objetivo de assegurar qualidade e coerência integral – para o efeito, articulação com Áreas relevantes e/ou Tecnologia;
Promoção das ações necessárias para expandir e/ou atualizar o dicionário de dados e fluxos de dados.
Definição e/ou atualização da semântica.
Assegurar a monitorização, classificação e análise de eventos de dados, revisão e validação a classificação de dados de acordo com a semântica. Promover as ações de governo adequadas para a finalidade, nomeadamente a remediação dos eventos de qualidade de dados, junto com o proprietário de dados; e o seguimento dos planos de ação de eventos de dados.
Promoção de ações de formação e cultura de governação do dado, para os stakeholders relevantes.
Assegurar a sponsorização e o funcionamento adequado e tempestivo dos fóruns relevantes de governo do dado e Reporting.
Requisitos
Mestrado em Gestão, Finanças, Economia, Engenharia Informática, Matemática, Engenharia e Gestão Industrial ou equivalente;
Conhecimentos de Espanhol e Inglês;
Experiência mínima de 10 anos em funções similares.
Conhecimentos de exploração de dados e gestão de dados (SQL, SAS, R, Python, …) são desejáveis.
Elevada capacidade de gestão e liderança.
Capacidade de análise, com espírito crítico e construtivo;
Sentido de responsabilidade e orientação para o detalhe e rigor;
Boas capacidades de organização, autonomia e proatividade;
Dedicação e elevada resiliência;
Criatividade.
Espírito de equipa e boa comunicação interpessoal.
Sobre nós
No Santander cada um de nós é “Risk Pro”. Isto significa ter a responsabilidade pessoal de identificar, avaliar, gerir e reportar eventuais riscos para o banco decorrentes do desempenho das nossas funções. Vamos dar-te o conhecimento e as ferramentas para seres Risk Pro em todas as situações. Esta cultura de riscos é fundamental para o Santander Way, a nossa forma de trabalhar.
O Banco dispõe, nos termos do previsto na Lei nº 93/2021 de 20 de dezembro, de um canal de denúncias – Canal Aberto, acessível através do link https://secure.ethicspoint.eu/domain/media/pteu/gui/105862/index.html